MENU

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

CASA DE FREI FRANCISCO: LEVANDO ADIANTE O SONHO DE DOM HELDER NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES

Para que todos possam conhecer um pouco mais das atividades sociais do IDHeC vamos, a partir de hoje, falar sobre a Casa de Frei Francisco, de suas atividades e de seu excelente trabalho com adolescentes das comunidades do Coque e Joana Bezerra.

Construída com o dinheiro de prêmios internacionais que Dom Helder recebeu e chamada por ele de Casa de Frei Francisco, tornou-se o braço social da então Obras de Frei Francisco, hoje IDHeC.


Inicialmente foi pensada por Dom Helder para ser um albergue para moradores de rua, onde era oferecido acolhimento fraterno, alimentação e banho.

Posteriormente passou a acolher crianças e jovens das comunidades vizinhas em situação de risco social.

Atualmente a  Casa de Frei Francisco oferece oficinas, para 94 adolescentes, no contra turno escolar, de segunda a quinta.

Os  adolescentes fazem 2 refeições por dia: um lanche frio (leite, biscoito, bolacha,  etc) na entrada, e uma refeição quente (carne, frango, arroz, feijão, macarrão, etc) na saída.

OFICINAS REALIZADAS

- Oficina de Leitura  ( Rosangela)
- Oficina de Raciocínio Lógico  (Rosangela)
- Oficina de Orientação Profissional (Virgínia)
- Oficina de Educação Sexual ( Virgínia)
- Oficina de Informática (Tércio)

REUNIÃO MENSAL PARA OS PAIS/RESPONSÁVEIS

Mensalmente acontece a reunião de pais/responsáveis onde são colocados os objetivos  da Casa de Frei Francisco, explicando a metodologia desenvolvida, os projetos em andamento, suas necessidades, além da importância dos pais na educação dos filhos. No primeiro semestre foram realizadas 06 reuniões.


Reunião com pais ou responsáveis

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Na última quinta-feira do bimestre é realizada a festa de aniversário, como forma de valorizar a vida.

Nesta festa têm brincadeiras, músicas, além de lanche especial (bolo, refrigerantes, cachorro quente, etc). No primeiro semestre foram realizadas três festas.


Aniversariantes do mês



Festa com a família


CONTRATO DE CONVIVÊNCIA

No início de cada semestre é elaborado em cada turma um contrato de convivência onde os adolescentes discutem com seu educador (a) o que podem e o que não podem fazer em sala e na Casa de Frei Francisco. Um dos objetivos deste instrumento é que eles possam levar novas regras e conceitos de convivência para sua vida (na rua, na escola, em casa).

PSICOSSOCIAL

Visitas Domiciliares
Cadastro Social
Escuta Social e Psicológica (adolescentes e Famílias)
Movimentação de adolescentes
Busca ativa
Acompanhamento Jovem Aprendiz

JOVEM APRENDIZ

A Casa de Frei Francisco não é uma entidade formadora legalmente credenciada para a inserção de menores pela Lei da Aprendizagem. No entanto, vem preparando jovens para serem absorvidos pelas entidades como a Escola Dom Bosco, o CIEE, Mauricio de Nassau e a OAF.
 Neste PRIMEIRO semestre foram encaminhados 16 adolescentes, sendo 04 aprovados.


Confira mais sobre a Casa de Frei Francisco em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário